Filmes do Godzilla são exemplo de como Estados não funcionam
Godzilla, monstro criado em 1954 no Japão. O Filme original é um filmaço de terror e drama! O monstro é uma metáfora da guerra e seu sopro atômico é uma metáfora para a bomba atômica! Simples e assustador!
E o excelente filme de GUERRA, Godzilla Minus One que estreou nos cinemas em 2023 mostra, com seu discurso anarcocapitalista, que poucas vezes o governo realmente conseguiu lidar com o problema! Sim, Godzilla Minus One tem um discurso anarcocapitalista completo sobre como o exército do Japão é incapaz de lidar com o monstro, denunciando os horrores provocados pela guerra e recorrendo aos cidadãos livres para derrotar o Rei dos Monstros.
O Imperador Hiroito foi a figura divina máxima no Japão do século XX. Onde não existia uma dicotomia entre Direita e Esquerda, e questionar o Imperador era um pecado. Assim, o Imperador Hiroito se uniu com ninguém menos que os nacional-socialistas trabalhadores, os petistas originais da Alemanha, e invadiram diversos países na Segunda Guerra Mundial. Iniciando a agressão contra os Estados Unidos no ataque covarde contra Pearl Harbor. E mesmo o Japão assistindo a todos os seus aliados sendo derrotados na Segunda Guerra Mundial, ainda foi o último país a se render. Com isso, os Estados Unidos também cometeram a covardia de jogar duas bombas atômicas no Japão.
9 anos depois, o filme Godzilla foi para os cinemas do Japão questionando absolutamente tudo o que o país viveu até então. O monstro que descansava foi acordado pela bomba atômica e saiu do mar para destruir tudo à sua frente. Exatamente como o exército do Japão fez com a Indochina e com a China. Mas, no filme, o exército simplesmente não conseguia destruir Godzilla!
O filme japonês foi aos cinemas, 9 anos após a derrota do país, para mostrar uma ameaça que o exército não poderia derrotar! O Monstro Godzilla tinha 50 metros de altura, era lento e desajeitado. Mas possuía a habilidade de produzir energia nuclear dentro de si e de atirar com seu hálito de fogo.
Atualmente, temos duas produções americanas sobre Godzilla, os filmes e o seriado "Monarch - Legado de Monstros".
No Japão, temos dois filmes ótimos com Shin Godzilla e o novo Godzilla Minus One, altamente recomendados!
E em quase todos os filmes de Godzilla o Estado falha!
Desde a primeira obra, temos filmes extremamente toscos e bizarros com o personagem. Mas o Estado sempre falha!
Desde o exército, a marinha e a aeronáutica, até todas as polícias. Chega a um ponto onde o Estado só consegue conceber que a melhor coisa contra um monstro gigante é jogar outro monstro gigante pra cima dele!
O Governo falha e só resta botar o Godzilla para brigar com o Anguirus, com o King Kong, com a Borboleta Voadora e com o Dragão de três cabeças!
Quando muito, o Governo consegue a muito custo criar o Mechagodzilla, que é uma versão robô do Godzilla. E, como sempre, um governo nunca cria um herói, cria apenas uma nova ameaça.
No filme, em 1945, um piloto tem a missão de se tornar um kamikaze, se sacrificando pelo seu país. Mesmo que seu país tenha um governo aliado dos nacional-socialistas alemães e que tenha cometido um genocidio de 20 milhões de pessoas na China!
Mas, antes de entrar em ação, sua base é atacada por Godzilla. Onde ele é um dos poucos sobreviventes.
De volta a Tóquio, o jovem Shikishima descobre que seus pais e sobrinhos foram mortos nos bombardeios contra a cidade.
É importante mencionar que Shikishima, então, começa a morar junto com uma jovem chamada Noriko, que cometeu um dos maiores atos de amor ao próximo, adotou uma menina cujos pais morreram na guerra! A pequena Akiko!
Com o novo ataque de Godzilla, todos estão em perigo! Mais uma vez podemos ver a ineficiência do Estado em lidar com Godzilla.
E, então, temos exatamente o discurso libertário sobre como o governo não vai ajudar. Um discurso denunciando que boa parte das mortes dos japoneses veio da ineficiência do governo em prover comida, cuidados e até assentos ejetores para aviões! Chegando ao ponto onde o governo exigiu de seus soldados que se sacrifiquem como kamikazes em ataques suicidas.
Uma frase simples é dita no filme: “As vezes, não ir lutar na guerra é a coisa mais honrada a se fazer.”
Shin Godzilla e Godzilla Minus One são ótimos filmes independentes entre si e recomendados para curtir uma boa noite de descanso.
Mas como os governos socialistas lidariam com Godzilla?
Não existe a mínima dúvida. Em um país socialista como a URSS ou a China, um evento como o de Godzilla iria desencadear uma resposta massiva do exército destruindo completamente tudo ao redor do monstro. Claro, botando a culpa no Godzilla pela destruição causada pelo próprio exército. E toda a destruição ocorrida antes de Godzilla aparecer, também seria culpa dele! Inclusive, o Godzilla seria culpado pela devastação da natureza, o lixo, a fome e a corrupção burguesa!
Um evento como o de Godzilla em um país socialista teria as matérias de jornais, sobre o evento, censuradas em caso de derrota do exército! Mas, em caso de vitória, Godzilla seria retratado como tendo 2 quilômetros de altura e sendo derrotado com um simples peteleco do líder supremo socialista!
Um evento como o de Godzilla em um país socialista poderia servir para colocar a culpa no capitalismo! Sem falar que todo socialista também colocaria toda a culpa nos judeus, pelo aparecimento do Godzilla.
Um monstro gigante em um país socialista seria, sim, pretexto para o estado jogar uma bomba atômica!
Em um país socialista, um evento de monstro gigante como Godzilla seria suficiente para os eco-chatos socialistas ficarem calados enquanto o Estado queima milhões de litros de gasolina para incendiar cidades inteiras! Quem reclamar que o bicho é o único de sua espécie, vai pro Gulag!
Se Godzilla invadir o mar de Cuba, vão afirmar que é culpa dos embargos americanos e colocar toda a culpa em Godzilla pela destruição das cidades antes mesmo dele chegar perto delas!
Se Godzilla invadir a Coreia do Norte, é perigoso o governo deixar o bicho solto destruindo tudo, para ter um álibi para o próprio fracasso. Só será ameaça se ele destruir algo do Kim Nhonho! Mas se ele invadir a Coreia do Sul, a Coreia do Norte vai comemorar e declarar o monstro como herói nacional!
Se Godzilla invadir o Brasil de Lula, com certeza vai ser culpa de Bolsonaro, que receberá 24 horas para explicar ao STF o motivo! A Rede Goeebels de Televisão mudará de opinião a toda hora sobre Godzilla, dependendo de quem ele pisar pelo caminho. O Lula vai dizer "ainda bem que a natureza criou o Godzilla, para mostrar pras pessoas como o estado é importante" e vai convidar o monstro para um evento onde não vai ninguém, nem mesmo o monstro.
Os socialistas ainda vão afirmar que não enxergam ditadura no Brasil. Vão proibir qualquer tentativa de legítima defesa do cidadão de bem contra Godzilla. Alguém do STF vai assinar ordem para Godzilla não poder subir o morro. O exército vai ser chamado para pintar as ruas destruídas.
Se o Godzilla invadir o Brasil de Lula, mesmo que o Bolsonaro mate o bicho com uma voadora no pescoço, ele ainda vai preso acusado de importunar o bicho! Pois é assim que as ditaduras funcionam.
https://godzilla.com/cdn/shop/articles/Godzilla_Minus_One_Poster.webp?v=1696620101&width=1280
https://en.wikipedia.org/wiki/Godzilla_Minus_One
https://godzilla.com/blogs/movies