Paraíba se acaba em seca e desabastecimento enquanto governo petista cria cascata artificial com córrego para o bem-estar de jabutis da Granja do Torto, Casa de Campo do Presidente da República.
O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro, sediado em João Pessoa, capital da Paraíba, enviou aos coordenadores da Defesa Civil dos municípios paraibanos uma notificação informando sobre a suspensão da Operação Carro-Pipa naquele estado, devido à falta de descentralização de recursos financeiros concentrados pelo Governo Federal.
A Operação Carro-Pipa é do Governo Federal. Trata-se de um programa emergencial de distribuição de água, implementado há mais de 20 anos por meio de uma cooperação técnica e financeira mútua entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Defesa, para o abastecimento de água potável para consumo humano em uma área que abrange a Região Nordeste e a Região Norte de Minas Gerais.
O serviço, que leva água potável para 159 dos 223 municípios paraibanos e atende cerca de 270 mil habitantes no estado da Paraíba, foi interrompido já na segunda-feira, 25 de novembro de 2024. Os primeiros serviços afetados pela interrupção serão os realizados por pipeiros pessoas físicas, impactando cerca de 140 mil pessoas. Por fim, a expectativa é de que os serviços oferecidos por pessoas jurídicas continuem, no máximo, até o dia 2 de dezembro de 2024.
Consta que a Operação Carro-pipa, ao total, atende a aproximadamente R$ 1.500.000 em 372 municípios, com cerca de 3.100 pipeiros que distribuem cidades do semiárido. Consta ainda que as regiões mais afetadas pela interrupção serão as áreas mais remotas do Cariri e do Sertão Paraibano.
Com a crise hídrica ainda presente no Nordeste, a suspensão da operação levanta preocupações sobre os impactos humanitários e a falta de alternativas para atender comunidades afetadas, fazendo com que moradores das regiões atingidas enfrentem incertezas até a solução do problema.
Em comunicado a imprensa, o Exército Brasileiro afirma que vem se esforçando para que não ocorra interrupção no fornecimento de água potável, como também, está em contato contínuo com o Governo Federal, para captação de verba. Em resumo, O exército está apelando por recursos do governo Lula, para tentar manter a Operação Carro-Pipa abastecendo os paraibanos.
Ao confirmar que a operação foi totalmente paralisada em 159 municípios paraibanos, o Presidente da FEMUP – Associação da Federação de Municípios da Paraíba – afirmou que os carros pipas atuam principalmente nos distritos afastados do centro, levando água para as pessoas da zona rural, onde o abastecimento de água é precário e o serviço de carro-pipa se tornou vital para a sobrevivência das populações.
Disse também que os Prefeitos estão se esforçando ao máximo para encontrar alternativas, mas que sem o apoio adequado da União, a situação é insustentável, sendo assim, ele está em interlocução direta com a bancada federal da Paraíba para desbloquear recursos necessários e coletar recursos complementares, buscando uma solução rápida e eficiente para que o serviço de carros-pipas paraibanos não seja interrompido e totalmente paralisados.
No Congresso nacional, já há movimentações no sentido de unir a bancada do nordeste para paralisar e obstruir votações do interesse da agenda comunista de Lula até que a Operação Carro-Pipa seja retomada, sob a alegação de que era inadmissível que se tenha de lidar com a falta d’agua em pleno século 21, na época mais quente do ano, enquanto se aguarda a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco.
Segundo consta, tal situação já repercute na popularidade de Lula nas referidas localidades. Há informes de parlamentares de que a cobrança tem sido grande.
De fato, o Presidente da FEMUP, não pode ficar de braços cruzados diante do problema, afinal, ele é uma espécie de representante das burocracias dos Municípios afetados, contudo, pode-se observar que a melhor ideia que tanto ele quanto o exercito tiveram foi a de dar continuidade a tradição do clientelista.
O tempo passou, mas a prática permaneceu e permanece. Não há ideias novas para solucionar problemas antigos. No Brasil, a solução parece ser sempre a mesma: passar o chapéu e rogar clemência ao político que tem a chave do cofre. Inclusive, esse é o modus operandi do Partido dos Trabalhadores para dominar o Brasil.
Fica nítido que o Partido dos Trabalhadores não é contra o coronelismo no Nordeste, ele é o coronelismo no nordeste: o coronelismo marxista.
A seca prolongada continua desafiando a vida no semiárido paraibano. O Estado da Paraíba conta com 73 Municípios em situação de emergência reconhecida por conta da estiagem, reforçando a gravidade da crise hídrica que afeta a região.
Tais municípios estão habilitados a pleitear recursos Federais para mitigar os efeitos da estiagem, para tanto, devem solicitar o recurso através do Sistema Integrado de Informações Sobre Desastre, o S2iD, plataforma utilizada pela Defesa Civil Nacional, enviando um plano de trabalho com valores e metas. Em caso de aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União que detalhará montante liberado para cada ação.
Talvez, fosse mais fácil apenas deixar o dinheiro com as pessoas, tornando as comunidades mais ricas, prósperas e independentes, permitindo que as pessoas, com mais dinheiro, tivessem mais liberdade para elas próprias, sozinhas ou em comunidade, resolverem os próprios problemas.
Em vez disso, o coronelismo esquerdista, prefere tomar os recursos das pessoas através de impostos para centralizá-los e devolver uma parte ínfima deles por vias burocráticas, sem resolver ou deixar que se resolvam os problemas em definitivo. Enquanto a Paraíba se acaba em seca, o governo do Presidente Lula – um nordestino do semiárido – construiu uma cascata artificial com riacho para proteger os jabutis da Granja do Torto.
Desde que assumiu o Terceiro mandato, Lula, do PT, mandou reformar as residências oficiais, dentre elas a Granja do Torto, considerada a Casa de Campo da Presidência, localizada a 17 km do Palácio da Alvorada. No domingo, dia 24 de novembro de 2024, Janja, mostrou no Instagram imagens inéditas da cascata que irriga um lago artificial com água cristalina e carpas coloridas.
Segundo a Casa Civil, a criação da estrutura nomeada de Complexo Espelho D’água/Recinto dos Jabutis foi realizada para fins de manutenção corretiva e preventiva, de caráter contínuo na Granja do Torto. Foi informado que a queda d’água promove agitação e movimentação no leito com ampliação da superfície de contato da água e do ar, e, por consequente, a oxigenação da água como fundamental para a função vital para os peixes e para o microssistema.
Ou seja, a desculpa esfarrapada para o que possivelmente é mais um dos caprichos de Janja foi a de que a construção da obra foi a necessidade de adequar o recinto onde estão os jabutis. Agora, os répteisendêmicos da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, que vivem em locais terrestres e secos e que pode nadar apenas pequenas distâncias, encontra-se ilhados no meio do lago artificial.
É verdadeiro escárnio! Sobra verba para o Governo Federal aplicar em benfeitorias voluptuárias, supostos caprichos desnecessários de Janja, criando cascatas e corregos artificiais; mas, não há dinheiro para benfeitorias úteis e necessárias no Cariri e no Sertão da Paraíba que se acaba em seca.
Como sempre, o dinheiro público sendo bem empregado para o conforto e extravagância da classe política: em especial, dos comunistas. Cada dia que se passa, fica mais evidente a razão de, ainda nos primeiros dias de governo, Lula e Janja criticaram o estilo de vida modesto do Ex-Presidente Jair Bolsonaro. Também fica cada vez mais claro que a prioridade do PT no poder se resume na gíria a jabuti e cascata.
O PT, Partido da Tragédia, se mostra completamente incompetente para tudo: sequer conseguem cuidar de jabutis no quintal, querem resolver os problemas do Nordeste e do Brasil. Boa sorte para a Paraíba!
Como sempre, o dinheiro público sendo bem empregado para o conforto e extravagância da classe política: em especial, dos comunistas. Cada dia que se passa, fica mais evidente a razão de, ainda nos primeiros dias de governo, Lula e Janja criticaram o estilo de vida modesto do Ex-Presidente Jair Bolsonaro.
Também fica cada vez mais claro que a prioridade do PT no poder se resume na gíria a jabuti e cascata. O PT, Partido da Tragédia, se mostra completamente incompetente para tudo: sequer conseguem cuidar de jabutis no quintal, querem resolver os problemas do Nordeste e do Brasil.
Boa sorte para a Paraíba!
https://jornaldaparaiba.com.br/politica/conversa-politica/operacao-carro-pipa-e-suspensa-e-pode-deixar-270-mil-habitantes-da-paraiba-sem-agua
https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/falta-de-verbas-deixa-270-mil-sem-agua-de-carros-pipa-na-paraiba
https://patosonline.com/noticia/259145/sem-agua-operacao-carro-pipa-comeca-a-ser-suspensa-a-partir-desta-segunda-feira-25-na-paraiba
https://patosonline.com/noticia/259135/presidente-da-famup-george-coelho-destaca-esforcos-para-resolver-crise-da-operacao-carro-pipa-em-municipios-da-paraiba
https://patosonline.com/noticia/259135/presidente-da-famup-george-coelho-destaca-esforcos-para-resolver-crise-da-operacao-carro-pipa-em-municipios-da-paraiba
https://www.reporterpb.com.br/noticia/paraiba/2024/11/25/estiagem-na-paraiba-governo-federal-reconhece-emergencia-em-mais-quatro-municipios/165741.html
https://dercio.com.br/governo-federal-reconhece-situacao-de-emergencia-em-campina-grande-e-mais-3-cidades-paraibanas/
https://www.poder360.com.br/poder-congresso/senador-cogita-obstruir-governo-apos-suspensao-da-operacao-carro-pipa/
https://blogdomagno.com.br/cascata-e-riacho-artificiais-na-granja-do-torto-sao-para-proteger-jabutis-diz-planalto/
https://www.poder360.com.br/poder-governo/cascata-e-riacho-artificiais-sao-para-proteger-jabutis-diz-planalto/