Se após saber que o trabalho dos primeiros 5 meses do seu ano vai totalmente para o estado, você ainda acha que imposto não é roubo, talvez você mereça ser escravo de políticos.
Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário revelou que, no ano de 2025, os brasileiros trabalharam de 1 de janeiro a 29 de maio, somente pra pagar impostos pro estado. Essa informação deveria, no mínimo, gerar uma revolta visceral em qualquer pessoa que soubesse disso. É algo alarmante, assustador, revoltante e completamente injusto. Aliás, qualquer imposto acima de 0 é injusto, pois trata-se de subtrair o ganho honesto de uma pessoa, sem seu consentimento. Até onde eu sei, o nome disso é roubo.
Porém, parece que alguma coisa anestesiou o povo brasileiro. Talvez, sejam as tantas tragédias e injustiças que já parecem ser uma mistura homogênea com o dia-a-dia do povo brasileiro. Assim como alguém que está acostumado a só comer doces e quando experimenta uma fruta não sente mais o seu sabor, o povo brasileiro, telespectador de uma nação decadente, com um corrupto descondenado sentado na cadeira de presidente, com um juiz militante mandando e desmandando, com comediante sendo condenado a 8 anos de cadeia por piada, com grandes territórios das principais cidades do país tomados pelo crime organizado, com políticos da oposição se exilando do país, com bandidos sendo soltos e com quase 50 mil assassinatos por ano, já não é capaz de se revoltar ao saber que mais de 40% do seu trabalho é roubado por um bando de vagabundos vestidos de terno ou de toga.
Ou quem sabe estamos imersos em uma nação onde a grande maioria sequer sabe o que se passa nos bastidores da tão suja política brasileira. A verdade é que o estado empobrece e emburrece o cidadão, justamente pra anestesiá-lo diante de injustiças desse tipo. Um povo pobre, passando fome e outras necessidades, não tem tempo de pensar nos problemas do país, pois, antes de mais nada, precisa resolver o seu problema que é saber o que ele e seus filhos vão comer hoje.
Além da pobreza, a burrice também é usada como arma política pra manter o povo incauto acerca dos desmandos dos homens lá de Brasília. Um povo que mal sabe ler e escrever, tampouco fazer contas básicas, não será capaz de entender que está afundando na lama. Uma população cujos estudantes aprendem mais acerca de militância do que português, matemática e ciências em geral, tende a gritar jargões sem se questionar, e ser pouco produtiva. Em outras palavras, os estudantes de hoje estão sendo condenados a baixos salários e pouca capacidade cognitiva.
Mas fique calmo, afinal, quando todos os seus problemas, sua miséria financeira e intelectual começarem a pesar nas suas costas, o estado aparece pra garantir que você não fique entediado, ou pior, revoltado. Surge então o estado te oferecendo um show da Lady Gaga e ainda de graça! Claro que pra esse show gratuito, o estado desembolsou 92 milhões de reais, mas isso é um mero detalhe, não se apegue a esse tipo de coisa. O importante é que durante aquele período, só se falou no tal show. E enquanto o povo está distraído, os ladrões engravatados fazem a festa.
Mas o que poderíamos esperar do estado, senão isso, ou até pior que isso? O estado sempre foi assim, basta lembrar da política do Pão e Circo no Império Romano, quando o governo oferecia pão e entrada gratuita para espetáculos no Coliseu ou em qualquer outro lugar, para tirar a atenção da população dos problemas econômicos e sociais.
E não ache que esse cenário vai melhorar, afinal, com esse tão maravilhoso governo do amor, os impostos só vão aumentar, o que significa que ano que vem você vai trabalhar ainda mais dias, exclusivamente, pra sustentar políticos. Mas então qual a solução, se é que existe alguma? Afinal, do estado não podemos esperar que cobre menos impostos.
A solução ideal é a completa abolição do estado, que é a proposta do libertarianismo. É a criação de uma sociedade de associações voluntárias, onde pessoas possam criar comunidades e até mesmo governos, porém de forma voluntária, mediante contratos que passariam a ter força de lei. O libertarianismo é tão versátil, que inclusive os comunistas que tanto sonham em criar uma sociedade igualitária, poderiam comprar terras e formar uma vila, cidade ou até um país, onde o comunismo fosse implantado. Claro que esse modelo iria falir, principalmente quando todo mundo começasse a passar fome, mas eles poderiam tentar. O libertarianismo é tão libertador, que até mesmo uma sociedade comunista poderia ser criada, desde que ninguém fosse obrigado a ficar lá passando fome, como acontece hoje em Cuba e outros países comunistas.
Porém, sabemos que o estado não vai cair de um dia para o outro, tampouco é uma ideia inteligente tentar uma revolução contra o estado. Nesse cenário, o que podemos fazer hoje é começar a desnutrir o estado e tirar dele sua principal fonte de vitalidade, que é o dinheiro. Tudo o que o estado faz, precisa de pessoas para fazê-lo, e essas pessoas não fazem essas atrocidades de graça. Portanto, ao reduzir ou cortar a capacidade econômica do estado, é garantido que ele terá menos poder de ação e, consequentemente, menos capacidade de cometer injustiças.
A solução pra esse boicote ao financiamento estatal já existe, e chama-se bitcoin. Bitcoin é um sistema financeiro alternativo, no qual nenhum ente tem capacidade de controlar a moeda e imprimir dinheiro ao seu bel prazer. Além disso, bancos não controlam esse dinheiro. Cada pessoa guarda suas próprias moedas e pode transferir qualquer quantia, pra qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento, sem necessidade de pagar tributos e sem ninguém saber quem participou da transação.
É por esse e outros motivos que o bitcoin vem ganhando muito valor atualmente, chegando ao absurdo de 1 bitcoin valer mais de 593 mil reais na data de escrita desse artigo, e esse nem é o maior valor que ele já atingiu. Toda essa valorização se dá, porque muitas pessoas estão percebendo o real valor do bitcoin, quando colocado frente ao crescente autoritarismo que vemos em todo o mundo.
Ao usar bitcoin, você não apenas está usando a moeda mais forte e valorizada do mundo, mas também está deixando de financiar um parasita antiético que só faz mal àqueles que o sustentam, que rouba mais de 40% dos seus dias de trabalho, que te escraviza, te empobrece, te emburrece e te humilha em troca de umas migalhas e um pouco de entretenimento.
O bitcoin assombra as noites de sono dos burocratas do mundo inteiro, ao menos, daqueles que têm a capacidade de entender o que o bitcoin é, pois eles sabem que trata-se de uma moeda inconfiscável, impossível de inflacionar, impossível de tributar e que, se usada corretamente, garante o anonimato de quem a usa, não precisando de um grande banco custodiando o dinheiro do povo, enquanto empresta esse dinheiro para o governo fazer suas atrocidades.
E é por isso que se você, assim como eu, fica extremamente revoltado com notícias como a trazida nesse artigo, o bitcoin é a melhor forma de golpear frontalmente o estado. Nada vai doer mais nesses parasitas, do que tirar deles aquilo que lhes é mais caro, que é o dinheiro. Aproveite os mecanismos que o século XXI oferece e aprenda como usar bitcoin corretamente, guardá-lo em uma carteira e comprá-lo via P2P (que significa comprar diretamente de outra pessoa). Faça isso, e assista aos políticos se esperneando, enquanto veem seu tão amado dinheiro, roubado de nós, se esvair de seus bolsos.
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/05/29/brasileiros-trabalharam-149-dias-somente-para-pagar-impostos-em-2025-revela-levantamento.ghtml